QUEM SOMOS

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE foi fundada no I Congresso Sindical da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2004, na cidade de Natal/RN.

A FETRAF/RN é uma entidade civil de representação sindical de segundo grau, com âmbito estadual, tem como objetivo, defender, promover e organizar um novo modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, baseado na convivência com o semi-árido e na agricultura familiar, construindo experiencias de produção organica e agroecológica, garantindo a preservação do meio ambiente, a segurança e a soberania alimentar.

O Rio Grande do Norte tem uma superfície de 53.306 km2, e cerca de 90% dessa área fica no semi-árido. Existe cerca de 91 mil estabelecimentos agrícolas, sendo 87% destes são de agricultores familiares. Um dado preocupante é que existe um grande número de estabelecimentos com baixa ou quase nenhuma renda. Somados eles são quase 64 mil, ou seja, 70% do total. Esse fato que nos leva a afirmar que o desenvolvimento do meio rural sustentável e solidário terá que contar, como um dos focos principais, a Agricultura Familiar.

Missão: “Representar os agricultores e agricultoras potiguares, articulando e promovendo políticas públicas e comunitárias, contribuindo para o desenvolvimento e construção de uma sociedade mais justa e solidária.”

A FETRAF/RN é hoje a representante de mais de 100 mil agricultores e agricultoras familiares no estado atuando e intervindo no monitoramento das políticas locais em mais de 65 municípios, atraves das organizações de Sindicatos, cooperativas, associações, grupos produtivos, fóruns de agricultura familiar.

Na sua atuação alem de representar e organizar a agricultura familiar, a FETRAF/RN desenvolve projetos e ações de formação de lideranças sindicais e qualificação profissional, de convivência com o Semi-árido, construindo e disseminando tecnologias adaptadas e metodologias participativas para promover o desenvolvimento sócio-econômico e cultural.
Apostando em una nova agricultura, com políticas de segurança alimentar, com base na produção agroecológica e orgânica, valorizando um comércio justo, como instrumentos de uma vida decente e um desenvolvimento de equilibrado social, econômica e ambiental.

A FETRAF/RN, tem conquistado dia-a-dia muitos parceiros em sua caminhada, como as instituições de governos: municipais, estadual e federal, autarquias, instituições financeiras, GNGs, cooperativas de produção, comercialização e crédito, associações, fóruns, grupos de produção familiar, territórios, colegiados e entidades privadas.